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A rapariga do autocarro

16
Jul18

O yoga continua

 

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Hoje vou-vos falar duma sequeência de posturas (asanas)  que dá pelo nome de Surya Namaskar ( Surya = sol  Namaskar = saudação) . Existem duas versões, o Surya A, com 12 posturas e o Surya B com 19.

No Estúdio onde pratico é usual começarmos algumas aulas com este exercício e  fazemos a sequência várias vezes, o que funciona como uma espécie de aquecimento para as outras posturas que a professora tenha planeado.

É um encadeamento de Asanas que engloba posturas de pé, flexão à frente e para trás bem como  apoio de braços, um exercício que combina a força, a flexibilidade e o alongamento feitos de forma a sincronizar os movimentos com a  respiração. Os Suryas podem ser efectuados com maior ou menor rapidez, claro que feitos a uma velocidade maior as calorias despendidas serão mais, tudo depende do tipo de aula que o professor/a idealizou, podendo ser uma aula apenas com Suryas!

As vantagens de fazer estas posturas são:

  • Fortalece e liberta tensões do corpo
  • Aumenta a circulação sanguínea
  • Aquece os músculos
  • Traz consciência para o corpo e respiração
  • Acalma e foca a mente
  • Energiza e purifica todo o corpo
  • Reduz a letargia e a agitação
  • Conecta respiração com os movimentos
  • Ajuda a alcançar paz interior
  • Ajuda a manter uma postura correcta

Lembrem-se isto são exercícios que não devem ser efectuados sem acompanhamento dum bom professor/a, travo-vos estes posts para de alguma forma ir tentando trazer mais conhecimento à malta que viaja comigo neste autocarro sobre os benefício da prática do Yoga na nossa vida.

06
Jul18

Hoje é dia de aula de Yoga

Por sugestão da minha querida TOTÓ, hoje dedico um post a uma prática que me é muito querida, o YOGA.

Não é surpresa para quem me “conhece” que não perco uma oportunidade para falar dos seus benefícios, e faço os possíveis para envagenlizar o máximo de malta que conseguir, mas é uma coisa que cada um de nós tem que descobrir por si, porque ir contrariado para uma aula de yoga talvez não seja o melhor começo.

As aulas começam sempre com 5 ou 10 minutos de relaxamento (ou mais se chegarmos cedo para a aula), para nos permitir desacelerar de todo o stress que se acumula no nosso corpo. Cada aluno escolhe a postura (asana) que mais gosta para esses momentos. Eu pessoalmente gosto de ficar deitada de costas com as pernas levantadas e encostadas à parede na postura

de  ( Viparita Karani – Viparita “ invertido” Karani “em acção”) 

 

Usamos um Bolster como apoio na zona lombar e deixamo-nos levar... Em casa podemos dobrar uma mantinha ou usar uma almofada.

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Para quem estiver menstruada não deve usar apoio lombar, ou então abster-se de fazer esta postura.

Para desfazer deve deslizar para trás em vez de virar para o lado.

Por isso ao fim do dia se estão ainda a 100 à hora e precisam acalmar o corpo e a mente experiementem fazer, vai saber tão bem!!

Esta é uma postura que também usamos regularmente no final da aula para potenciar o efeito da própria aula.

Os benefícios conhecidos são

  • Alivia as pernas cansadas
  • Alivia dores das costas
  • Inverte o efeito da gravidade no Corpo
  • Acalma sistema nervoso
  • Favorece o sistema reprodutivo
  • Equilibra e estimula os rins
  • Expande a abertura torácica, alonga o músculo do coração
  • Aumenta o fluxo sanguíneo no cérebro.
  • deve ser evitada por quem sofra de glaucoma ou graves problemas de costas e pescoço, por isso uma boa prática de Yoga é a que é supervisionada por um professor, e postereiormente então já podemos fazer sozinhos em casa.

E quando estamos bem ralaxadinhos entra a Prof  e acaba-nos com a boa vida!!

" E desliza para o centro da sala... para ti Teresa!"

 

 

 

29
Jun18

A sério?

Gosto particularmete de ver homens de fato e gravata, todos muito aprumadinhos a entrar no autocarro, mas trazerem o passe pendurado ao pescoço qual miúdo da escola primária tira-me do sério!!!

 Numa conferência, numa reunião, ter o cartão identificativo não fica mal, mas andar na rua com o passe pendurado. É estranho pronto!!!

 

27
Jun18

Este Verão eu vou..

 

Este tag consiste em fazer uma lista de 10 coisas que pretende fazer este Verão.

 

Regras:

  1. Agradecer a quem o nomeou, fazendo uma ligação para o blogue em questão;
  2. Fazer uma lista de dez coisas que gostaria de fazer - e que sejam exequíveis - este Verão;
  3. Nomear cinco bloggers para fazer o mesmo.

 

 Portanto para já agradeço à sempre HAPPY que se lembrou de mim para esta Tag que muito gosto me dá em fazer! 

 

Este Verão está a começar duma forma muito tímida, mas há de facto algumas coisas que me proponho fazer, das quais:

  1. Aproveitar realmente os dias, 
  2. Fazer pic nics com as minhas primas, recordar os bons velhos tempos
  3. Visitar a praia mais vezes para ganhar uma corzinha
  4. Beber verdinho estupidamente gelado
  5. Rir muito à volta da mesa das refeições
  6. Continuar a ler, limpar as estante das lamentações.
  7. Brincar muito com o meu pequeno
  8. Não descurar a prática do yoga, mesmo nas férias e  longe do Estúdio continuar a prática.
  9. Dormir longas sestas
  10. Viver as férias 

Habitualmente não nomeio ninguém nestes desafios, mas  hoje chamo à cabine de som a Marta, a Tótó, a MariaCarta fora do Baralho, a Ninita , a Aninhas e a Menina da Lua. Acho que não sei contar até 5, mas quando dei conta já estavam selecionadas, não podia tirar nenhuma! Adoro-as a todas!

Agora a ler

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